1- Seja organizada, sim, a falta de organização consome um tempo valioso. Então comece organizando o seu dia e depois a sua semana.
Organize o seu ambiente de trabalho, principalmente se você trabalha em casa. Concentre em fazer o seu trabalho e não se distraia pensando na louça que tem para lavar, na ida ao supermercado que você precisa fazer, na pilha de roupas que tem para passar. Lembre-se: tenha foco e não abra mão das horas de trabalho para fazer os serviços domésticos. Verifique as tarefas mais urgentes. Anote no dia anterior o que deve ser feito no dia seguinte. Se for organizar a semana, aconselho a fazer as anotações necessárias no domingo à tarde ou à noite
2- Estabeleça um tempo para cada tarefa que você precisa fazer. Quantas horas do seu dia são necessárias para você realizar o seu trabalho? Quando você tem uma noção de quanto tempo é gasto fica mais fácil se organizar e não deixar nada para trás.
3- Preste atenção para você não perder tempo com tarefas irrelevantes, como passar horas lendo e-mails, passar muito tempo nas redes sociais (mas só se você não trabalhar com redes sociais e nem utilizá-las para divulgar o seu trabalho ou negócio). Estipule um tempo só para isso, seja de manhã ou à noite antes de dormir. Afinal seu tempo é precioso e depois você pode postar uma selfie, conferir as fotos dos amigos e etc.
4- Use a tecnologia a seu favor! Se você parar pra pensar podemos fazer quase tudo pela internet, não é verdade? Então que tal utilizar essa tecnologia para simplificar a sua vida. Você não precisa perder horas enfrentando uma casa lotérica ou banco para pagar as contas, você pode pagar pela internet poupando assim bastante tempo, e pela internet você pode fazer as suas compras de supermercado, o presente que o filho precisa levar na festinha do amiguinho, entre mil e outras coisas. Dessa forma, sobrará mais tempo para você se dedicar ao seu negócio.
5- Bem, já falamos de como podemos ganhar tempo fazendo as coisas pela internet, mas ainda sobre o assunto existem diversas possibilidades de usar a tecnologia a nosso favor. Faça uma lista de compras no bloco de notas ou em algum aplicativo, assim você não corre os risco de comprar o que não precisava ou deixar de comprar algo. Faça um cardápio semanal se possível. Organize as tarefas de casa também, hoje em dia existem várias dicas de como deixar a sua casa mais organizada, baixe aqui a nossa planilha Organizando a minha casa! Tenha uma planilha não só das coisas de casa mas também do seu trabalho. Organize o estoque, as compras e principalmente as finanças!
6- Foque em uma atividade por vez, para ter mais produtividade é necessário se focar no que realmente é importante, não adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo, porque com certeza no final do dia você não terá feito quase nada, porque gastou tempo e energia tentando realizar múltiplas tarefas.
Tenha prioridades, comece sempre fazendo as mais difíceis. Assim no final do dia você não corre o risco de ter deixado de fazer algo muito importante.
Tenha dias e horários fixos para cuidar de você e não abra mão disso! Quantas vezes você vai ao salão de beleza, a manicure, a clínica de estética, organize esse tempo também. Já deixe agendado com antecedência os dias e horários, dessa forma além de você organizar melhor o seu tempo, você garante a beleza da semana.
7- Parece clichê mais não é, tire um tempinho em meio a essa loucura toda e descanse. Acredite, ser produtivo não é ser uma máquina que trabalha 24 horas por dia. Precisamos descansar, dormir pelo menos umas 8 horas por noite, se alimentar bem, fazer uma atividade física que melhore não só a saúde física mas também a sua autoestima. Tenha um momento só para você, beba um café, um chá, comece a ler aquele livro que há tempo você quer ler mas usa sempre a mesma desculpa, "não tenho tempo pra isso", escute uma música ou várias, aprenda algo novo, estimule a sua criatividade!
8- Aceite seus erros, erros acontecem, o importante é como você os encara, absorve e reage. Não sinta pena de você mesma, errou aceite e entenda porque você errou. Verifique o que te levou ao erro e siga em frente, não se lamente pelo que já aconteceu, agora é seguir em frente, levante a cabeça e vá em busca do que você quer de verdade.
9- Saiba dizer "NÃO". Todos nós sabemos o quanto é difícil às vezes dizer não para alguém, principalmente se for um familiar, um filho, um amigo, mas tenha em mente o seguinte, quanto mais sim você disser, mas trabalho e menos tempo você vai ter para fazer algo para você e/ou seu negócio. Quando alguém lhe pedir algo, antes de responder pense: Eu preciso realmente fazer isso? Como eu vou fazer isso? Quanto tempo vai me custar para fazer isso? O que eu vou deixar de fazer para mim se eu aceitar fazer isso? Garanto que depois de se fazer todas essas perguntas o não surgirá com mais facilidade. Às vezes precisamos ser um pouco egoístas com os outros e mais gentil com nós mesmas.
10- Acredite em você, para se ter um negócio de sucesso é necessário acreditar. Torne-se uma autoridade no que você faz, pesquise, leia, estude, adquira conhecimento. Com certeza isso fará uma grande diferença na sua vida tanto profissional quanto na vida pessoal. Não adianta ter um bom produto ou serviço se nem você acredita nele. O sucesso vem com trabalho, determinação, foco, segurança, qualidade, mas acima de tudo vem de como você vende a imagem do seu negócio.